nova estratégia para levar paz à Faixa de Gaza - Mundo - iG" /

Blair defende nova estratégia para levar paz à Faixa de Gaza

Londres, 27 dez (EFE).- Tony Blair, enviado especial do Quarteto para Oriente Médio - Estados Unidos, União Européia, ONU e Rússia -, pediu hoje o fim dos ataques entre palestinos e israelenses e defendeu uma nova estratégia para normalizar a situação na Faixa de Gaza.

EFE |

Pelo menos 200 pessoas morreram e centenas ficaram feridas hoje no bombardeio do Exército de Israel em Gaza.

O Estado judeu alega que o atentado foi uma resposta aos ataques contra povoações israelenses cometidos nos últimos dias pelo movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa.

"Os terríveis fatos e a trágica perda de vidas em Gaza requerem imediatamente uma calma verdadeira na qual cessem os ataques com foguetes dirigidos a matar civis israelenses e os ataques israelenses contra Gaza, de modo que acabe o sofrimento da população, que é profundo", afirmou Blair.

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido reiterou a necessidade de "uma nova estratégia para Gaza que volte a colocar esse território sob o Governo legítimo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), de modo que encerre seu sofrimento e se proteja a segurança de Israel".

Blair foi nomeado no ano passado o enviado especial do Quarteto para o Oriente Médio, que defende um "Mapa de Caminho", um plano que contempla a criação de um Estado independente palestino que viva em paz junto ao de Israel.

No entanto, o Quarteto só reconhece a ANP, que exerce unicamente sua autoridade na Cisjordânia, enquanto Gaza está sob controle do Hamas, com o qual a comunidade internacional rejeita debater até que reconheça Israel, os acordos assinados com esse país e renuncie à violência. EFE pa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG