lei maligna do aborto - Mundo - iG" /

Bispos católicos advertem Obama sobre lei maligna do aborto

Bispos católicos americanos advertiram nesta quarta-feira o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, contra a promulgação de uma lei maligna para legalizar a indústria do aborto.

AFP |

A lei sobre a liberdade de escolha (conhecida como FOCA, em inglês), se for aprovada como está apresentada no Congresso, "privaria o povo dos 50 Estados americanos da liberdade de aprovar restrições ou regras para limitar a indústria do aborto", afirmaram os bispos durante sua reunião anual em Baltimore (Maryland).

Condenando o aborto como "um procedimento médico que mata", os bispos advertiram que se a FOCA for aprovada, "a unidade desejada pelo presidente eleito (Obama) e por todos os americanos neste momento de crise será impossível".

Em 22 de janeiro de 1973, no processo "Roe contra Wade", a Justiça determinou que o direito à vida privada permite interromper uma gravidez até um determinado período de gestação.

De acordo com pesquisa realizada em maio passado pelo instituto Gallup, 50% dos americanos são a favor da livre escolha sobre o abordo, contra 40% que rejeitam a prática.

Durante sua campanha, Obama defendeu a "importância do direito da mulher de decidir" sobre o aborto ou não.

kdz/LR/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG