pede perdão por declarações negacionistas - Mundo - iG" /

Bispo Williamson pede perdão por declarações negacionistas

O bispo fundamentalista Richard Williamson pediu perdão diante de Deus a todos os que magoou com suas declarações negacionistas, em carta ao Vaticano publicada nesta quinta-feira em Roma pela agência católica Zenit.

AFP |

Nesta carta, o bispo Williamson, que chegou quarta-feira à Grã-Bretanha depois de ter sido declarado 'persona non grata' na Argentina, lamenta "a dor" que causou "em primeiro lugar à Igreja, mas também aos sobreviventes e aos parentes de vítimas qur foram injustiçadas sob o IIIº Reich".

Williamson, um dos quatro bispos cuja excomunhão foi suspensa pelo Papa em 24 de janeiro, esteve no centro de uma grande polêmica ao negar a existência das câmaras de gás e minimizar o Holocausto em declarações à televisão sueca.

"Peço perdão diante de Deus a todas as almas que ficaram sinceramente escandalizadas com o que disse", afirmou, alegando "ter se limitado a expressar a opinião de uma pessoa que não é historiadora".

A agência Zenit especificou que a carta lhe foi transmitida pela comissão Ecclesia Dei, presidida pelo cardeal Dario Castrillon Hoyos e encarregada pelo Vaticano das negociações com os fundamentalistas.

nou/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG