abusado de um jovem e renuncia - Mundo - iG" /

Bispo belga admite ter abusado de um jovem e renuncia

O bispo de Bruges, norte da Bélgica, Roger Vangheluwe, pediu renúncia das funções eclesiásticas, depois de reconhecer que havia abusado de um jovem há vários anos, anunciou nesta sexta-feira a Igreja Católica da Bélgica.

AFP |

O papa Bento 16 aceitou sua demissão, anunciou pouco depois a assessoria de imprensa do Vaticano.

"Quando ainda não era bispo e também um tempo depois, abusei sexualmente de um jovem de minhas relações. A vítima ainda está marcada", afirmou o monsenhor Vangheluwe em uma carta lida por um membro da Igreja belga.


Bispo Roger Vangheluwe em foto de arquivo (1984) / AFP

"Esse elemento será recebido com dor pela comunidade católica da Bélgica, estamos conscientes da crise de confiança que isso vai engendrar em muitas pessoas", declarou o chefe da Igreja belga, monsenhor André-Joseph Léonard, com a voz embargada pela emoção.

Com essa decisão, a Igreja belga quer "virar a página em relação à época tão distante, na Igreja e em outras partes, em que se preferia o silêncio", acrescentou o primaz da Bélgica.

Outro dirigente católico enfatizou que se desconhecia que o bispo estivesse envolvido em abusos sexuais.

A Igreja pediu a todos os autores de abusos sexuais que denunciem seus atos ante a Justiça, e que as vítimas apresentem queixas contra eles.

Leia mais sobre Igreja Católica

    Leia tudo sobre: igreja católica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG