Bill Clinton recebe alta após cirurgia em Nova York

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton deixou o hospital na manhã desta sexta-feira, em Nova York, após uma cirurgia bem-sucedida no coração para desbloquear uma artéria que estava causando desconforto em seu peito.

iG São Paulo |

Imagens divulgadas na televisão mostravam o ex-presidente caminhando em direção a seu carro ao deixar o hospital.

Clinton, 63 anos, foi internado no hospital presbiteriano do campus da Universidade de Columbia, em Nova York, após sentir uma dor no peito na tarde de quinta-feira.


Ex-presidente dos EUA passou por cirurgia na quinta-feira / Arquivo AP

Após passar por consulta com seu cardiologista, foi submetido a duas angioplastias com endopróteses ('stents') em uma de suas artérias coronárias.

A operação consiste em introduzir uma pequena estrutura de metal ou plástico na artéria que alimenta o sangue no músculo cardíaco, para evitar que ela se feche e produza um infarto.

O ex-presidente já tinha se submetido em 2004 a uma operação para colocar quatro pontes de safena e liberar quatro artérias bloqueadas, recuperando-se satisfatoriamente.

A implantação de 'stents' é um procedimento relativamente rotineiro em pacientes como Clinton, que já sofreram problemas cardíacos. Depois da operação de 2004, ele pareceu mais magro e saudável do que quando presidente.

42º presidente

O democrata Bill Clinton foi o 42º presidente dos Estados Unidos, e governou durante dois mandatos consecutivos entre 1993 e 2001. É casado com a atual secretária de Estado, Hillary Clinton, com quem tem uma filha, Chelsea.

Enquanto ocupava o cargo, era conhecido por seu gosto por hambúrgueres e alimentos pouco saudáveis em geral, embora também fosse regularmente visto correndo e fazendo outros exercícios.

Clinton atualmente trabalha como coordenador da ajuda internacional para o Haiti. Ele visitou o Haiti na última semana como parte do esforço internacional para ajudar o país caribenho após o terremoto do dia 12 de janeiro , que deixou mais de 200 mil mortos e cerca de um milhão de feridos.


Bill Clinton esteve no Haiti após terremoto / AP

Hillary Clinton

Quando seu marido foi internado, nesta quinta-feira, Hillary estava em Washington, onde se reuniu com o presidente Barack Obama na Casa Branca. Hillary foi para Nova York à noite para ver o marido no hospital.

O Departamento de Estado não anunciou nenhuma mudança na agenda de Hillary nos próximos dias, que inclui visitas ao Qatar e à Arábia Saudita neste fim de semana.

* Com Reuters e AFP

Leia mais sobre Bill Clinton

    Leia tudo sobre: bill clinton

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG