Bill Clinton informa a Obama sobre viagem a Pyongyang

Washington, 18 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu hoje na Casa Branca o ex-presidente Bill Clinton, que o informou, durante um encontro de uma hora, sobre sua recente viagem à Coreia do Norte.

EFE |

Clinton visitou Pyongyang no início deste mês em uma missão qualificada como humanitária pela Casa Branca e durante a qual o ex-presidente conseguiu a libertação de duas jornalistas americanas detidas pelo regime de Kim Jong-il.

A conversa de hoje é a segunda sobre o tema entre Obama e Clinton, mas é o primeiro encontro pessoal, segundo o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

O porta-voz oficial disse que Clinton já se reuniu em duas ocasiões com membros do Conselho de Segurança Nacional, assim como com funcionários do Departamento de Estado e outras agências do Governo.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reuniu-se também hoje com Obama na Casa Branca, mas não esteve presente no encontro entre o presidente e seu marido.

O Departamento de Estado disse que Hillary não pôde estar presente, devido à reunião planejada com o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, que está em visita à capital americana.

Em seu lugar, compareceu a chefe de gabinete da secretária, Cheryl Mills.

O conselheiro de Segurança Nacional, o general reformado James Jones, altos funcionários em temas de segurança e especialistas em assuntos de proliferação nuclear participaram do encontro, durante o qual não se permitiu acesso à imprensa.

A Casa Branca insistiu, quando Bill Clinton viajou à Coreia do Norte, que a visita tinha caráter privado, e negou que o ex-presidente tenha transmitido a Pyongyang alguma mensagem em nome de Obama. EFE tb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG