México, 7 jul (EFE).- O ex-presidente americano Bill Clinton participará da 17ª Conferência Internacional sobre Aids (Aids 2008) que será realizada em Cidade do México em agosto, confirmaram hoje fontes da organização do evento.

Apesar de os organizadores do encontro terem decidido "tornar a conferência um pouco menos visível para grandes personalidades", Clinton será o único dos convidados destacados que terá uma participação "especial" na mesma, confirmou à Agência Efe o co-presidente da Conferência, o médico mexicano Luis Soto.

"Só Bill Clinton, junto com Julio Frenk (ex-ministro da Saúde do México), terá uma sessão especial, fora disso todo o resto é para os que trabalham com o HIV, não para grandes personalidades", destacou o especialista.

Soto, que é chefe de Virologia Molecular do Departamento de Infectologia no Instituto Nacional de Nutrição do México, afirmou que, além de Clinton, "muito provavelmente" assistirão também o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

Além disso, espera-se a presença do diretor-executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/aids (Unaids), Peter Piot; do presidente de Moçambique, Armando Guebuza; e de alguns "chefes de estado de países pequenos do Caribe", ressaltou Soto.

A inauguração ficará a cargo do presidente mexicano, Felipe Calderón, afirmou o virólogo.

A Aids 2008, que será realizada de 3 a 8 de agosto na capital mexicana, deve contar com a participação de cerca de 30 mil pessoas, entre cientistas, pesquisadores sociais, médicos e portadores da doença, além de jornalistas e autoridades de diferentes países. EFE jd/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.