Bill Clinton assistirá à Conferência Internacional de Aids

México, 7 jul (EFE).- O ex-presidente americano Bill Clinton participará da 17ª Conferência Internacional sobre Aids (Aids 2008) que será realizada em Cidade do México em agosto, confirmaram hoje fontes da organização do evento.

EFE |

Apesar de os organizadores do encontro terem decidido "tornar a conferência um pouco menos visível para grandes personalidades", Clinton será o único dos convidados destacados que terá uma participação "especial" na mesma, confirmou à Agência Efe o co-presidente da Conferência, o médico mexicano Luis Soto.

"Só Bill Clinton, junto com Julio Frenk (ex-ministro da Saúde do México), terá uma sessão especial, fora disso todo o resto é para os que trabalham com o HIV, não para grandes personalidades", destacou o especialista.

Soto, que é chefe de Virologia Molecular do Departamento de Infectologia no Instituto Nacional de Nutrição do México, afirmou que, além de Clinton, "muito provavelmente" assistirão também o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.

Além disso, espera-se a presença do diretor-executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/aids (Unaids), Peter Piot; do presidente de Moçambique, Armando Guebuza; e de alguns "chefes de estado de países pequenos do Caribe", ressaltou Soto.

A inauguração ficará a cargo do presidente mexicano, Felipe Calderón, afirmou o virólogo.

A Aids 2008, que será realizada de 3 a 8 de agosto na capital mexicana, deve contar com a participação de cerca de 30 mil pessoas, entre cientistas, pesquisadores sociais, médicos e portadores da doença, além de jornalistas e autoridades de diferentes países. EFE jd/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG