Bill Clinton aceita revelar nome dos doadores de sua fundação

O ex-presidente americano Bill Clinton aceitou revelar os nomes dos mais de 200 mil doadores de sua fundação. Isso para permitir a sua esposa, a senadora Hillary Clinton, assumir o cargo de secretária de Estado do presidente eleito Barack Obama, anunciou o New York Times neste domingo.

AFP |

Citando fontes democratas anônimas, o jornal ressaltou que Clinton decidiu publicar a lista de seus doadores em virtude de um acordo concluído com Obama para evitar qualquer suspeita de conflito de interesses com o cargo que pode ser atribuído a sua mulher.

De acordo com o jornal, Obama anunciará nesta segunda-feira a designação de Hillary Clinton para o cargo de secretária de Estado.

A publicação da lista de doadores da fundação Clinton é uma das nove condições aceitas pelo ex-presidente dos Estados Unidos durante suas discussões com os representantes de Obama, destacou o jornal.

Segundo o New York Times, Bill Clinton concordou em dissociar a Clinton Global Initiative de sua fundação, para estar menos diretamente envolvido na primeira.

Além disso, a Clinton Global Initiative, que conduz campanhas de combate às doenças, à pobreza e ao aquecimento global, não poderá mais realizar suas assembléias gerais anuais fora dos Estados Unidos, nem aceitar contribuições de governos estrangeiros, segundo o jornal.

Bill Clinton também aceitou submeter seus futuros discursos e suas atividades financeiras aos responsáveis pelas questões éticas do departamento de Estado e aos conselheiros da Casa Branca.

Este acordo foi negociado depois dos questionamentos suscitados pelas atividades financeiras e caritativas do ex-presidente, o principal deles sendo como ele poderá continuar arrecadando somas importantes para ele e sua fundação com pessoas e organizações estrangeiras enquanto sua esposa comandar a política externa do país.

Leia mais sobre: Bill Clinton - Hillary Clinton

    Leia tudo sobre: bill clintonhillary clinton

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG