BAIKONUR, Cazaquistão - O bilionário norte-americano Charles Simonyi subiu ao espaço na quinta-feira a bordo de um foguete russo, entrando para a história como o primeiro turista espacial a realizar duas vezes essa jornada épica.

Reuters
Foguete russo foi lançado nesta quinta
Foguete foi lançado nesta quinta
A nave Soyuz TMA-14 decolou sob céu nublado no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 8h49 (hora de Brasília), e deve chegar dentro de dois dias à Estação Espacial Internacional.

O controle russo da missão informou que a nave entrou em órbita e que tudo transcorre como o esperado. "Estamos nos sentindo bem, tudo está indo bem", disse o cosmonauta russo Gennady Padalka após a decolagem.

Simonyi, 60 anos, nascido na Hungria, acumulou grande parte da sua fortuna como criador de softwares da Microsoft. Ele viaja no apertado módulo da Soyuz em companhia de Padalka e do norte-americano Michael Barratt.

Simonyi, que pagou um total de US$ 60 milhões pelas duas viagens, disse que depois dessa viagem pendura o macacão espacial. "Não posso voar pela terceira vez porque acabo de casar e tenho de passar o tempo com a minha família", afirmou ele numa entrevista coletiva prévia, por trás de um espaço vedado por vidro.

Na hora dos preparativos finais, Simonyi parecia confiante e se despediu de amigos que foram vê-lo partir no cosmódromo construído pela antiga União Soviética. Ao sair do hotel de manhã, ele sorriu e atirou um beijo para a esposa, a sueca Lisa Persdotter, 28 anos, que vestia um casaco de pele.

Simonyi volta à Terra no dia 7, junto com o norte-americano Michael Fincke e o russo Yuri Lonchakov, que estão vivendo há seis meses na estação orbital.

Uma fonte do setor espacial russo disse à Reuters que dois turistas podem ser levados ao espaço em 2011. A empresa Space Adventures admite que sua atividade foi afetada pela crise global.

"O número de bilionários caiu pela metade", disse à Reuters o executivo-chefe da empresa, Eric Andersen, ressalvando que a demanda agora parece ter se estabilizado. "É uma coisa de muito longo prazo. Você não levanta simplesmente um dia de manhã e decide ir ao espaço."


Leia mais sobre turista espacial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.