Biden viaja aos Balcãs para reforçar cooperação estratégica

WASHINGTON - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, viajou nesta segunda-feira com destino aos Bálcãs, em uma visita que inclui escalas em Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Kosovo, que fazem parte de uma região considerada estratégica ao governo americano.

EFE |

Biden, que se reunirá durante a estadia nos Bálcãs com os líderes políticos dos três territórios e com funcionários americanos e pessoal militar destacado na região, chegará amanhã a Sarajevo, onde se encontrará com o alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia, Javier Solana.

Ele estará acompanhado pelo diplomata austríaco Valentin Inzko, o alto representante para Bósnia-Herzegovina.

O vice-presidente se reunirá com o trio presidencial bósnio, integrado por um muçulmano (Haris Silajdzic), um sérvio (Nebojsa Radmanovic) e um croata (Zeljko Komsic), e depois se dirigirá aos deputados do Parlamento.

Na quarta-feira, ele irá a Belgrado, onde se reunirá primeiro com o presidente, Boris Tadic, e depois participará de uma sessão plenária do Parlamento sérvio. Em seguida, manterá um encontro com o primeiro-ministro, Mirko Cvetkovic, e com o ministro da Defesa, Dragan Sutanovac.

Já na quinta-feira Biden viajará para Pristina, última parada de sua viagem. Nesta ocasião, o vice-presidente americano se reunirá com o presidente e o primeiro-ministro kosovares, Fatmir Sejdiu e Hashem Thaçi, respectivamente, antes de conversar também com o ministro da Defesa desse país, Fehmi Mujota. 

Leia mais sobre: Joseph Biden

    Leia tudo sobre: bidenjoseph biden

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG