Biden viaja a Geórgia e Ucrânia para reforçar laços bilaterais

Washington, 22 jun (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, viajará às repúblicas ex-soviéticas de Geórgia e Ucrânia entre 20 e 24 de julho, anunciou hoje a Casa Branca.

EFE |

Durante essa visita, Biden deve se reunir com os líderes políticos de cada país, assim como com representantes da oposição e da sociedade civil.

O objetivo da viagem, segundo a Casa Branca, que não deu mais detalhes da viagem, é "demonstrar o apoio dos Estados Unidos às reformas democráticas e econômicas e abordar assuntos de interesse mútuo em cada país".

Estados Unidos e Geórgia assinaram em janeiro uma Carta de Cooperação Estratégica que busca respaldar Tbilisi após o conflito com a Rússia e aproximar o país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Além disso, os países procuram fortalecer a colaboração em matéria de defesa, comércio, reforma econômica, democracia e troca cultural e segurança energética.

Hoje, EUA e Geórgia realizaram no Departamento de Estado a primeira reunião do comitê para a cooperação estratégica.

Durante este encontro foram formados quatro grupos de trabalho para avaliar projetos e propostas concretas que depois vão virar medidas legais bilaterais, disseram hoje o subsecretário de Estado americano, James Steinberg, e o ministro de Assuntos Exteriores georgiano, Grigol Vashadze. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG