Biden insiste em importância da reconciliação nacional iraquiana

Bagdá, 17 set (EFE).- O vice-presidente americano, Joe Biden, se reuniu hoje com o presidente iraquiano, Jalal Talabani, em encontro no qual insistiu na importância da reconciliação nacional no Iraque, para cujo processo político reiterou o apoio de Washington.

EFE |

Segundo um comunicado emitido pelo gabinete de Talabani, Biden considerou como "essenciais" as próximas eleições legislativas iraquianas, previstas para 16 de janeiro, já que, em sua opinião, permitirão que os diferentes líderes políticos do país resolvam diversas polêmicas pendentes.

Em seu último dia de visita ao Iraque, onde chegou na terça-feira passada, Biden reiterou o apoio dos Estados Unidos ao processo político iraquiano, assim como a sua estabilidade e desenvolvimento.

Talabani também analisou com Biden diversos assuntos de interesse bilateral, como as leis iraquianas de gás e petróleo e a situação da cidade de Kirkuk, reivindicada por árabes, turcomanos e curdos.

Esta é a terceira visita de Biden ao Iraque neste ano. Antes, ele viajou ao país em janeiro e julho.

Desta vez, entretanto, sua passagem pelo Iraque foi mais agitada do que as anteriores, já que sua chegada foi marcada por um ataque a bomba na Zona Verde de Bagdá no qual uma mulher e sua filha morreram. EFE am/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG