Biden inicia em Sarajevo viagem pelos Bálcãs

Sarajevo, 19 mai (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, chegou hoje a Sarajevo, a capital da Bósnia-Herzegovina, onde iniciou sua viagem pelos Bálcãs que também o levará a Kosovo e Sérvia.

EFE |

Biden se reunirá nesta manhã (local) com a Presidência tripartida bósnia, uma chefia colegiada do Estado integrada por um muçulmano, um sérvio e um croata, e depois discursará aos deputados do Parlamento.

O vice-presidente americano também conversará com o primeiro-ministro da Bósnia-Herzegovina, Nikola Spiric, e com o chefe do Governo autônomo servo-bósnio, Milorad Dodik.

Em Sarajevo, Biden estará acompanhado pelo chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Javier Solana, e pelo diplomata austríaco Valentin Inzko, alto representante da comunidade internacional para a Bósnia-Herzegovina.

Espera-se que o democrata peça mais empenho na reforma constitucional local e que defenda uma maior eficácia das instituições centrais do país - comuns a muçulmanos, sérvios e croatas -, enfraquecidas mesmo 14 anos após a guerra bósnia (1992-1995).

A viagem do vice-presidente a Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Kosovo é considerada um claro sinal da importância que o Governo Barack Obama atribui à região e do interesse dos Estados Unidos pela estabilidade nos Bálcãs. EFE Nh/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG