Biden diz que EUA dão passos para nova relação com A.Latina

Buenos Aires, 27 mar (EFE).- O vice-presidente americano, Joseph Biden, afirma que o Governo do presidente americano, Barack Obama, está dando um primeiro passo importante para um novo dia nas relações com a América Latina.

EFE |

Em artigo publicado hoje pelo jornal argentino "La Nación", Biden destaca a importância da Cúpula de Líderes Progressistas, que começará hoje, no Chile, e o encontro que terá na Costa Rica com líderes centro-americanos, como prévia da presença de Obama na Cúpula das Américas que será realizada em abril, em Trinidad e Tobago.

"Estas reuniões são um primeiro e importante passo para um novo dia nas relações entre os países do hemisfério", afirma o vice-presidente americano.

Biden considera que as "nações independentes" da região compartilham desafios que só poderão enfrentar a partir de um trabalho conjunto.

"A crise econômica mundial afetou praticamente a todos. Os cidadãos de todos os países buscam respostas, buscam esperança, e, para isso, recorrem a seus líderes. É nosso dever, como parceiros, ouvir seu chamado e obter juntos a solução para um problema comum", afirma.

Biden afirma que, para o continente americano, é importante que os EUA reativem sua economia e garantam que as instituições financeiras internacionais "atendam os interesses do povo".

"A solidez econômica dos Estados Unidos é benéfica para o hemisfério e pode se transformar no motor que impulsione o crescimento econômico de baixo para cima e a igualdade em toda a região", afirma.

Biden também pede que a região se concentre "em obter e fomentar democracias sólidas" e em agir conjuntamente frente ao fenômeno da mudança climática. EFE nk/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG