Biden chega a Belgrado na segunda escala de giro pelos Bálcãs

Belgrado, 20 mai (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, chegou hoje a Belgrado, em meio a estritas medidas de segurança, onde foi recebido pelo primeiro-ministro sérvio, Mirko Cvetkovic, e pelo vice-primeiro-ministro, Ivica Dacic.

EFE |

Trata-se da segunda escala de sua viagem pelos Bálcãs e a primeira visita à Sérvia de um dirigente americano de alto escalão desde 1980.

Biden se reunirá com o chefe de Estado, Boris Tadic, antes de um encontro das delegações dos dois países que terá a participação do ministro de Exteriores sérvio, Vuk Jeremic, e do titular da Defesa do país, Dragan Sutanovac.

Está previsto que após essa reunião, o vice-presidente americano e o governante sérvio participem de uma entrevista coletiva conjunta.

A visita de Biden a Belgrado é vista como uma demonstração da normalização das relações entre os dois países, embora persista o profundo desacordo a respeito do Kosovo, cuja independência é apoiada pelos Estados Unidos.

Os partidos da oposição nacionalista sérvia criticaram a visita de Biden, por considerar que "não pode trazer nada bom" para o país.

Além disso, lembraram sua firme postura a favor do bombardeio da Sérvia pela Otan, em 1999, e da independência do Kosovo. EFE Sn/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG