BID: envio de remessas foi afetado por clima antiimigrante nos EUA

O envio de remessas para a América Latina a partir dos Estados Unidos tem sido afetado desde 2007 muito mais pelas crescentes campanhas contra os imigrantes do que pela crise que atinge a maior economia do mundo, revelou nesta quarta-feira uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

AFP |

"Muitos de vocês me ouviram falar no passado sobre o fluxo de remessas como um rio de ouro, mas esta pesquisa indica claramente que agora podemos estar vivendo num mar de lágrimas", disse o analista Sergio Bendixen, ao apresentar à imprensa o novo relatório do BID.

Segundo o estudo, apenas metade dos imigrantes entrevistados declarou continuar mandando dinheiro para suas famílias, 74% menos que em 2006, ainda que o montante total tenha se mantido estável em 45,9 bilhões de dólares, devido ao aumento do número de imigrantes nos Estados Unidos.

"Os resultados deste estudo indicam claramente que não foi a situação econômica que causou esta queda", afirmou Bendixen, ao explicar os motivos desse freio no "formidável crescimento" registrado pelas remessas vindas dos Estados Unidos desde que o BID iniciou este tipo de sondagem, oito anos atrás.

"Foi o ambiente anti-imigrante existente nos Estados Unidos que levou muitas pessoas a ter medo, já que não sabem o que vai acontecer nos próximos meses. Isso é o que está contribuindo para que as pessoas não mandem dinheiro", disse. "Estão guardando esse dinheiro".

Ainda segundo a pesquisa, a ampla maioria dos imigrantes considera "a discriminação o maior problema nos Estados Unidos", tanto para os ilegais (72%), quanto para os residentes legalizados (66%) e até para aqueles que conseguiram a cidadania americana (61%).

Entre os 5.000 imigrantes entrevistados pelo BID em todos os estados do país - com uma margem de erro de 1,4% - 47% eram ilegais, 32% eram residentes legais e 21% tinham o passaporte americano.

arz/ap/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG