BID empresta US$ 154 milhões ao Amazonas

Washington, 8 ago (EFE) - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) emprestará US$ 154 milhões ao Amazonas para construir sistemas de drenagem, depuração de águas residuais e eliminação de lixo. O empréstimo, que vencerá em 25 anos e inclui um período de carência de 5 anos, financiará 70% do custo total do projeto, que beneficiará os habitantes de áreas propensas às inundações e às doenças, produzidas por águas poluídas em Manaus, informou o BID em comunicado. A cidade, como outras áreas metropolitanas, cresceu cinco vezes nas últimas três décadas e alcança hoje 1,7 milhão de habitantes O projeto do BID financiará a renovação e reorganização urbanas, que incluem a construção de sistemas de drenagem e o controle de inundações em estruturas e casas localizadas nos estreitos braços dos rios Igarapés de Educandos/Quarenta e de São Raimundo, na bacia amazônica. Inclui, igualmente, uma verba para atividades sócio-culturais, necessárias para a realocação das famílias que vivem em áreas de risco. Após sua implementação, o programa protegerá 15.500 pessoas dos impactos das freqüentes das inundações.

EFE |

O projeto contribuirá também ao melhoramento da qualidade de água do Igarapés para reduzir a incidência de diarréias graves e o nível de matérias orgânicas biodegradáveis de água.

O BID centrou seus esforços em melhorar as condições de vida das famílias de baixa renda nas cidades de maior crescimento no Brasil.

EFE elv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG