BHP prevê forte alta na demanda de minérios de China e Índia

A maior companhia siderúrgica do mundo, a anglo-australiana BHP Billiton, indicou nesta quarta-feira que o mercado chinês está se recuperando e vai liderar o forte aumento da demanda de minérios nas próximas décadas.

AFP |

O diretor comercial da companhia, Alberto Calderón, disse que a recuperação do crescimento chinês está ganhando impulso e que o pior da crise econômica mundial parece ter ficado atrás nos países industrializados.

"A China parece estar bem, a Índia também e, na OCDE o pior ficou para trás, mas a questão é com que rapidez melhorará", disse Calderón a analistas.

A BHP espera que a demanda mundial de aço dobre em 15 anos, com a China como um dos grandes mercados do minério de ferro. A mineradora prevê que a China e a Índia liderem o aumento da demanda de carvão de coque, disse Calderón.

Por enquanto, em 2009, a China aumentou sua produção de aço mundial de 37% para 49%, disse a analista da BHP Billiton Vicky Binns.

"Até 2025, acreditamos que a demanda da China e outros países emergentes pode aumentar a demanda de minério de ferro transportado por mar em 250% a partir dos níveis atuais", acrescentou o analista.

ajc/lm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG