Betancourt recebe conselho de crianças na Espanha para levar paz à Colômbia

Oviedo (Espanha), 22 out (EFE) - A ex-candidata à Presidência da Colômbia e ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Ingrid Betancourt recebeu hoje os conselhos de 16 sábios espanhóis de entre oito e 11 anos para conseguir a paz no país.

EFE |

As crianças afirmaram que isso passa pela "capacidade para perdoar" e escutar as partes.

Betancourt conversou por uma hora sobre como construir um mundo melhor com 16 crianças de colégios da região de Astúrias, no norte da Espanha, aos quais expressou dúvidas sobre a maneira de buscar a paz entre os adultos a partir de suas experiências.

O encontro com os "sábios" foi o primeiro ato público da ex-refém após chegar à cidade de Oviedo onde, na sexta-feira, receberá o prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia pela coragem mostrada nos seis anos em que permaneceu seqüestrada pelas Farc.

Acompanhada da mãe, Yolanda Pulecio, a ex-candidata à Presidência da Colômbia dirigiu um colóquio no qual as crianças, a partir de suas perguntas, revelaram suas "táticas de negociação" nos conflitos domésticos ou escolares, como a necessidade de aproveitar o "momento oportuno" para colocar suas reivindicações.

Ela disse às crianças que os adultos "muitas vezes tomam decisões que não são corretas" e que eles podem contribuir com suas propostas para buscar uma solução para que no mundo não haja guerras, o que permitiria aos países economizar o dinheiro destinado a "comprar fuzis, tanques ou bombas" para combater a pobreza. EFE rm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG