Mulher do Ano 2008 por organização - Mundo - iG" /

Betancourt é eleita Mulher do Ano 2008 por organização

Viena, 5 set (EFE) - A ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt recebeu hoje o prêmio Womens World Award como Mulher do Ano 2008, informaram hoje à Agência Efe fontes da organização com sede em Viena, que concede a distinção.

EFE |

O ex-presidente da antiga União Soviética Mikhail Gorbachov e o austríaco Georg Kindel, promotores dos prêmios, decidiram homenagear Betancourt porque a ex-refém das Farc, libertada pelo Exército colombiano após pouco mais de seis anos em poder do grupo, se transformou em exemplo para milhões de pessoas.

"Estou extremamente honrada e aceitarei humildemente este prêmio na cerimônia deste ano", declarou Betancourt em comunicado divulgado pela organização do prêmio.

Ela afirmou que considera a premiação não só como "um apelo para continuar lutando pela liberdade dos outros seqüestrados ainda em poder das Farc na Colômbia, mas também para todas as pessoas que estão sendo oprimidas contra sua vontade".

Além disso, Betancourt assegurou que usará este prêmio para dar "voz aos oprimidos, a aqueles que ainda não foram escutados".

A ex-refém lembrou que, durante seu longo cativeiro, a fé em Deus lhe deu a "força para superar a agonia e o medo".

A franco-colombiana, de 46 anos, receberá o prêmio em cerimônia em 26 de outubro, informaram as fontes, em um local europeu que se mantém secreto pelos organizadores.

Em anos anteriores, personalidades como Whitney Houston, Cher e Bianca Jagger foram agraciadas em diversas categorias deste prêmio.

EFE wr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG