Betancourt deixa hospital após sete horas de exames médicos

Paris, 5 jul (EFE).- Ingrid Betancourt deixou hoje o hospital militar de Val-de-Grâce de Paris, onde foi submetida durante sete horas a uma revisão médica, cujos resultados foram satisfatórios, segundo sua família.

EFE |

Entretanto, os médicos lhe recomendaram muito repouso por causa da fadiga e farão mais alguns exames, embora não sejam urgentes, informou sua irmã Astrid.

Betancourt, de 46 anos, que vestia uma calça branca e um casaco cinza, saiu do edifício de mãos dadas com sua irmã.

A ex-candidata presidencial colombiana, que passou quase seis anos e meio em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), realizou uma série de exames para determinar se sofre de hepatite B ou outra doença contraída devido às condições insalubres às quais foi submetida em cativeiro.

Desde que foi libertada junto com outros 14 reféns na quarta-feira passada, em uma operação do Exército colombiano, Betancourt deu várias entrevistas e fez uma longa viagem de 11 horas até Paris para agradecer à França pelo apoio recebido durante estes anos.

Quando desceu do avião francês que a levou para Paris, ela parecia radiante e em plena forma, uma imagem muito distinta da mulher derrotada e doente que se viu nas imagens divulgadas no final do ano passado, feitas por seus seqüestradores para demonstrar que estava viva.

Betancourt relatou à imprensa o calvário vivido durante seu cativeiro, e afirmou que recebeu um tratamento que não se dá nem "a um animal ou a uma planta".

Diante dos membros dos comitês de apoio que se mobilizaram na França para conseguir sua liberação, ela explicou que a cada ano percorreu a pé cerca de 300 quilômetros na selva, com um chapéu para se proteger dos insetos da floresta.

Betancourt afirmou que a selva é "um mundo absolutamente hostil, com animais perigosos, embora o mais perigoso fosse o homem", principalmente "os que iam atrás dela com fuzis". EFE ik/rb/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG