Betancourt chega ao santuário de Lourdes com sua família

Lourdes (França), 11 jul (EFE).- Ingrid Betancourt chegou hoje com sua família ao santuário mariano de Lourdes (sudoeste da França), onde amanhã irá rezar na gruta onde teriam ocorrido as aparições de Nossa Senhora.

EFE |

"Para mim Nossa Senhora não é só uma imagem. Esteve comigo em cada instante (do cativeiro) e continua estando", disse hoje Betancourt em entrevista.

A ex-candidata à Presidência da Colômbia foi libertada junto a outros 14 reféns da guerrilha colombiana das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no último dia 2, após mais de seis anos de seqüestro, e chegou à França há uma semana.

Betancourt disse que, em seu cativeiro na selva, a Virgem Maria foi "fundamental" para ela.

De acordo com ela, no ambiente de "solidão espiritual" em que se encontrava, e rodeada por "inimigos agressivos", a "única pessoa" à qual podia "falar, interiormente, era Nossa Senhora".

Betancourt viajou acompanhada por sua mãe, Yolanda Pulecio, seus filhos, sua irmã Astrid e os filhos desta.

Foi divulgado que ela não desejava se reunir com a imprensa, por se tratar de uma viagem pessoal.

O serviço de imprensa do santuário informou que Betancourt não participará esta noite da procissão.

"Na primeira prova de sobrevivência que tive (em seu cativeiro), pedi para minha mãe que rezasse comigo o rosário todos os sábados ao meio-dia. Durante seis anos e cinco meses rezei religiosamente, e fiz este rosário para estar na reunião com ela", disse à Agência Efe na terça-feira, ao explicar que queria ir à gruta "para rezar" na mesma hora e dia.

O rosário, que continua usando no pulso direito, foi fabricado na selva com botões e cânhamo, um material que os guerrilheiros utilizam para tudo, inclusive como correia de fuzil.

O santuário de Lourdes fica lotado por fiéis e turistas durante estas festividades, ainda mais por completar este ano o 150º aniversário das aparições de Nossa Senhora à Bernadette Soubirous.

O papa Bento XVI, que receberá Betancourt no próximo mês, visitará Lourdes em setembro. EFE md-ao/bm/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG