reconstrução pessoal - Mundo - iG" /

Betancourt anuncia que sairá da cena pública para reconstrução pessoal

México, 19 dez (EFE) - Ingrid Betancourt anunciou hoje que se isolará e iniciará uma etapa de reconstrução pessoal com sua família para dar testemunho por escrito do seqüestro de mais de seis anos que viveu nas mãos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A partir de quando me despedir do presidente (mexicano, Felipe Calderón) e do México, vou me reunir com minha família e começar uma etapa da minha vida que será muito importante, de reconstrução pessoal, disse hoje, antes de se encontrar com o líder. Acho que esta etapa vai durar um ano, um pouquinho menos. Vou fazer exceções a este isolamento e esperar para ver o que acontece com meus companheiros (reféns que seguem seqüestrados), afirmou Betancourt.

EFE |

Betancourt fez as declarações na biblioteca da residência do embaixador da França na Cidade do México, pouco antes de um encontro particular com Calderón, com o qual encerrará sua visita de dois dias ao país.

Apesar do anúncio, Betancourt deixou em aberto a possibilidade de romper o "drástico exercício de disciplina pessoal" que está por iniciar para tentar apoiar alguns casos de seqüestro que existem.

"Há temas que me tocam: a liberdade de Aung San Suu Kyi, em Mianmar, a de Gilad Shalit, na Faixa de Gaza, a liberdade dos meus irmãos", contou.

A ex-refém das Farc disse ser favorável a "escolher muito bem os momentos de romper esta aposentadoria" e "dedicá-lo única e exclusivamente a temas que tenham a ver com a libertação de seqüestrados no mundo".

Sobre as possibilidades de voltar à vida política ativa em algum momento, disse que isso será discutido com sua família antes de tomar uma decisão definitiva em relação à questão.

Em torno da possibilidade de uma segunda reeleição do presidente colombiano, Álvaro Uribe, uma probabilidade aberta após a aprovação da Câmara de Representantes de um referendo que a aprovaria, falou que o assunto requer reflexão profunda. EFE act/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG