Bertha - Mundo - iG" /

Bermudas se preparam para passagem de furacão Bertha

(atualiza com boletim de 12h, em Brasília) Miami, 11 jul (EFE) - As autoridades das Bermudas emitiram hoje um alerta de tempestade tropical pela ameaça do furacão Bertha, que avança rumo a noroeste por águas abertas do Atlântico, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

EFE |

O Centro, com sede em Miami, indicou no boletim de 12h (em Brasília) que o vórtice do "Bertha" estava próximo à latitude 28,5 graus norte e à longitude 62 graus oeste, cerca de 500 quilômetros ao su-sudeste das Bermudas.

O serviço meteorológico das Bermudas colocou em vigor um alerta de tempestade tropical (passagem do sistema em 36 horas) perante a chegada do "Bertha", que poderia passar "perto da ilha no sábado", advertiu o NHC.

O "Bertha" é um furacão de categoria um na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco.

O furacão, o primeiros da temporada atlântica, apresenta a essa hora ventos máximos sustentados de 140 km/h e continua avançando lentamente em direção ao noroeste do Atlântico com uma velocidade de translação de 9 km/h.

Os especialistas esperam "algumas oscilações na intensidade nas próximas 24 horas e um giro gradativo em direção ao norte".

Durante a temporada atlântica de 2008, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, foram formadas duas tempestades tropicais, "Arthur" e "Bertha", esta última transformada no primeiro ciclone da temporada.

Os meteorologistas disseram que a temporada será "ligeiramente mais ativa" que o normal, com a formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais. EFE emi/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG