meses difíceis - Mundo - iG" /

Berlusconi vence eleições na Itália e alerta para meses difíceis

Logo após ser confirmado como vencedor das eleições gerais da Itália, o líder de centro-direita Silvio Berlusconi, que vai assumir pela terceira vez o cargo de primeiro-ministro, alertou que o país terá meses difíceis pela frente. Nós teremos meses difíceis pela frente e precisaremos de grande força, disse Berlusconi em entrevista por telefone à rede italiana de TV RAI.

BBC Brasil |

O político de 71 anos, que é um dos homens mais ricos da Itália, afirmou que pretende trabalhar em conjunto com a oposição para conseguir aprovar as reformas econômicas de que o país precisa.

Segundo o Ministério do Interior italiano, com quase a totalidade dos votos apurados, a coalizão liderada por Berlusconi obteve 47,2% dos votos no Senado, contra 38,1% da coalizão de centro-esquerda.

Na Câmara dos Deputados, a coalizão de Berlusconi ficou com 46,5%, contra 37,8%.

O ex-prefeito de Roma Walter Veltroni, da coalizão de centro-esquerda, admitiu a derrota.

Falando ao vivo na televisão italiana na tarde desta segunda-feira, pouco depois da divulgação de pesquisas de boca-de-urna, Veltroni disse que ligou para Berlusconi para felicitá-lo pela vitória e desejar boa sorte.

Prioridades
O pleito foi realizado três anos antes do previsto, depois da dissolução da coalizão de centro-esquerda de Romano Prodi.

O novo governo será o 62º na Itália desde a Segunda Guerra Mundial e espera-se difíceis negociações para a formação de novas alianças nos próximos dias.

Berlusconi enfrenta o desafio de reavivar a economia italiana, que está debilitada. Há uma previsão de crescimento zero no ano que vem.

Em uma entrevista por telefone à emissora de TV italiana Rai, Berlusconi disse que seu gabinete terá 12 ministros, entre eles quatro mulheres.

Berlusconi disse que, entre suas prioridades imediatas, estão a venda da companhia aérea Alitalia e a solução da crise de coleta de lixo em Nápoles.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG