Aquila - Mundo - iG" /

Berlusconi prepara plano de reconstrução de L Aquila

O chefe do Governo italiano, Silvio Berlusconi, está examinando nesta quarta-feira um plano para a reconstrução da cidade medieval de LAquila (centro), arrasada pelo terremoto de segunda-feira, que deixou pelo menos 267 mortos até agora, segundo cifras da polícia.

AFP |

"Aqui poderá surgir a primeira 'new town' que o governo criará para garantir um teto para todos, principalmente para os jovens", anunciou o chefe de Governo, pouco antes de visitar pessoalmente, com capacete vermelho na cabeça, as áreas mais atingidas.

Berlusconi, um dos homens mais ricos da Itália e que começou a carreira de sucesso como empresário com trabalhos de urbanização em Milão, admite que é preciso, primeiro, realizar perícias profundas.

"O projeto consiste em dividir os serviços de reconstrução, segundo as zonas afetadas de toda a região de Abruzzo, em cem projetos a cargo de cem províncias italianas", explicou.

A idéia ainda não obteve o aval do dirigente da Defesa Civil, Guido Bertolaso, admitiu Berlusconi, mencionando também as críticas feitas por renomados arquitetos e urbanistas, como Massimiliano Fuksas.

"A ideia é que cada região se encarregue de uma prefeitura. Por exemplo, Umbria se encarregaria do município de Paganica", explicou ao canal de notícias RaiNews24, o subsecretário da Presidência do Conselho e mão direita de Berlusconi, Paolo Bonaiuti.

As promessas feitas por Berlusconi são motivo de dúvidas, já que muitos recordam a situação dos danificados do sismo de 1980 em Irpinia e Nápoles, que passaram dezenas de anos em trailers improvisados à espera da casa própria.

Segundo o jornal Il Corriere della Sera, a Itália terá acesso aos recursos da União Europeia para esses casos, pelo que poderia obter entre 400 a 500 milhões de euros, informou o vice-presidente da Comissão Europeia, o italiano Antonio Tajani.

kv/arz/sd

Italia-sismo-Berlusconi

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG