Aquila - Mundo - iG" /

Berlusconi pede a Obama que reconstrua igreja e bens de L Aquila

LAquila (Itália), 7 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, pediu ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que assuma a reconstrução da igreja de LAquila e dos bens culturais danificados durante o terremoto, durante uma longa conversa por telefone.

EFE |

Berlusconi estava esta tarde visitando os desabrigados na localidade de San Demetrio ne'Vestini, situada perto de L'Aquila, que foi danificada pelo terremoto registrado na madrugada da segunda-feira, quando recebeu o telefonema do presidente dos Estados Unidos.

"Se os Estados Unidos quiserem dar um sinal tangível de sua proximidade com a Itália, poderiam assumir a responsabilidade da reconstrução dos bens culturais e da igreja", disse o primeiro-ministro aos jornalistas.

Perguntado pelos jornalistas sobre a resposta de Obama, Berlusconi afirmou que o presidente dos Estados Unidos disse que "é uma ótima ideia da qual falaremos" quando o primeiro-ministro da Itália viajar a Washington.

O telefonema foi confirmado pela Embaixada dos Estados Unidos na Itália, que emitiu uma nota na qual acrescenta que Obama expressou a Berlusconi "suas profundas condolências, e as do povo americano, pelas vítimas do terremoto" em L'Aquila.

"O presidente expressou sua solidariedade com as pessoas feridas e destacou a proximidade entre o povo americano e o italiano neste trágico momento, com particular consideração para as famílias que perderam seus entes queridos, suas casas e seu trabalho".

Berlusconi se misturou entre as pessoas de San Demetrio ne'Vestini e se dirigiu a um grupo de alpinistas que ajudaram a instalar as tendas na localidade: "Felicidades, trabalharam toda a noite, vocês são fortes".

O primeiro-ministro insistiu às pessoas vão para o litoral: "é Páscoa, fiquem tranquilos, nós fazemos o inventário das casas danificadas, e vocês tiram alguns dias, nós pagamos". EFE cps/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG