sua democracia - Mundo - iG" /

Berlusconi oferece apoio à Rússia, destacando sua democracia

O chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, ofereceu nesta quinta-feira todo o seu apoio a Moscou, denunciando a desinformação ocidental durante a guerra na Geórgia e elogiando o avanço da Rússia para uma democracia plena e íntegra, durante uma visita ao Kremlin.

AFP |

"Gostaria que todos os cidadãos da Europa e do mundo soubessem quais são os fatos reais que levaram a esse conflito", declarou Berlusconi em uma entrevista coletiva, ao término de um encontro com o presidente russo, Dimitri Medvedev.

"O conhecimento dos fatos pode ajudar a comunidade internacional a superar a desinformação (...), que no momento afastou a opinião pública da realidade", acrescentou.

Medvedev agradeceu ao líder italiano "por sua posição ponderada e amistosa" durante a guerra, caracterizada pela entrada em massa de tropas russas no dia 8 de agosto na Geórgia, depois que Tbilisi tentou recuperar à força o controle da Ossétia do Sul, província separatista pró-russa georgiana.

"Desejamos boa sorte no avanço contínuo de seu país para uma democracia plena e íntegra", disse Berlusconi a Medvedev.

O chefe de governo italiano se reuniu, em seguida, com o primeiro-ministro e ex-presidente Vladimir Putin, com quem mantém excelentes relações.

Empresas italianas, bastante presentes no setor energético russo, assinaram uma série de contratos no Kremlin, principalmente a Pirelli, que construirá uma fábrica de pneus ao custo de 300 milhões de euros.

dt/ap/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG