Roma, 3 dez (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, antecipou hoje sua intenção de levar à próxima cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais ricos e a Rússia) de julho de 2009, como presidente rotativo do grupo, uma proposta para estabelecer uma regulação internacional da internet.

Na próxima cúpula, que acontecerá na ilha italiana de Maddalena, próxima a Sardenha, a Itália levará a proposta de "regulamentar o sistema da internet no mundo. A internet precisa de uma regulamentação", disse Berlusconi, durante uma visita ao parque tecnológico de Roma da empresa de correios Poste Italiane.

Segundo o primeiro-ministro da Itália, na próxima reunião do G8, do qual a Itália será presidente a partir de 1º de janeiro de 2009, além dos assuntos relativos à crise dos mercados globais, será abordada a regulamentação da internet em termos internacionais.

A regulamentação internacional da internet é um assunto complicado, ainda pendente na agenda da comunidade internacional, já que o âmbito virtual da rede dificulta e, em algumas ocasiões, escapa à aplicação das legislações de cada país, principalmente em matéria de downloads de conteúdos culturais com direitos protegidos.

O G8 é formado por Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, Itália, Japão e Rússia. EFE mcs/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.