Berlusconi felicita premier iraquiano pelos progressos no Iraque

O chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, felicitou seu colega iraquiano, Nuri al-Maliki, pelos progressos da democracia no Iraque, durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, em Roma.

AFP |

"Felicitamos Maliki pelo trabalho difícil e pelos resultados extremamente positivos obtidos. O mundo considera agora o Iraque como um país governado de maneira totalmente democrática", afirmou Berlusconi, anunciando que a Itália enviará mais instrutores militares ao país.

O premier italiano também disse que a Itália, atualmente o segundo maior importador de petróleo iraquiano, quer "ser o primeiro".

Maliki chegou nesta quinta-feira a Roma procedente de Berlim e deve voltar a seu país no sábado, depois de ter sido recebido pelo Papa Bento XVI na residência de verão de Castel Gandolfo, perto de Roma.

"Sei que Bento XVI está muito interessado nos problemas do Iraque", declarou o premier iraquiano à agência Ansa, destacando que o encontro com o Papa é "uma das principais razões" de sua viagem à Itália.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que o encontro terá "um grande significado", diante da "problemática da paz no mundo e nesta região tão crucial do Oriente Médio".

Lombardi mencionou a emigração "de alguma forma forçada de muitos cristãos do Iraque", e afirmou que o país árabe "está presente todos os dias nos pensamentos do Papa".

nou/yw/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG