Berlusconi faz piada e sugere nome erótico para partido

Premiê sugeriu nomear legenda de "Força, Gnocca", palavra que faz referência a mulheres bonitas e ao órgão sexual feminino

iG São Paulo |

AP
O premiê italiano, Silvio Berlusconi, em visita à Romênia (31/05)
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, provocou polêmica nesta quinta-feira ao sugerir, em tom de piada, a mudança do nome de seu partido, o Povo da Liberdade, para “Força, Gnocca”.

Em italiano, a palavra "gnocca" se refere a mulheres bonitas e ao órgão sexual feminino.

“Vamos mudar o nome do nosso partido porque as pessoas não gostam mais dele”, afirmou o premiê, durante uma conversa com parlamentares. “Aceitamos todo tipo de sugestões e vamos fazer pesquisas. Me disseram que ‘Força, Gnocca’ seria o nome de maior sucesso.”

O Povo da Liberdade nasceu de um partido criado por Berlusconi em 1994, o Força Itália. Na conversa com parlamentares, Berlusconi negou que “Força, Silvio” esteja entre as opções de novos nomes para a legenda.

O líder, que enfrenta crise de popularidade por causa da crise financeira e pelo envolvimento em escândalos sexuais , foi alvo de críticas por causa da piada.

O deputado Antonio Borghesi, do partido opositor Itália dos Valores, ironizou dizendo que "a gafe de Berlusconi não foi tão grave”.

“’Força, Gnocca’ é um ótimo resumo do estilo de vida do premiê e de seu jeito de fazer política”, afirmou.

"O país está à deriva e o governo não consegue fazer as reformas necessárias. Chegou o momento do chefe de governo parar de fazer brincadeiras no Parlamento", comentou Aldo Di Biagio, deputado do partido Futuro e Liberdade, de direita.

As críticas vieram até do próprio partido de Berlusconi. "Conhecemos e apreciamos a ironia e a simpatia do chefe de coverno, mas há ocasiões em que uma piada é pouco divertida e inapropriada", declarou Barbara Saltamartini, deputada do Povo da Liberdade.

Com AFP

    Leia tudo sobre: berlusconiitália

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG