Berlusconi encerra campanha eleitoral atacando Veltroni

Roma, 10 abr (EFE) - O candidato a primeiro-ministro italiano pelo conservador Povo da Liberdade (PDL), Silvio Berlusconi, encerrou hoje sua campanha eleitoral com um comício sob o Arco do Triunfo de Constantino, em Roma, no qual atacou seguidamente seu adversário, o progressista Walter Veltroni. Berlusconi reuniu cerca de cinco mil pessoas nos arredores do arco, situado a poucos metros do Coliseu e erguido para comemorar a vitória do imperador na batalha da Ponte Mílvio, no ano 312. Com esse pano de fundo, o candidato do PDL - um tanto afônico após os diversos comícios e discursos na televisão italiana - pediu o voto para seu partido nas eleições de domingo e segunda-feira, tendo as pesquisas a seu favor. Berlusconi dedicou a maior parte de seu discurso a Veltroni, a quem já havia atacado em um programa de televisão na quarta-feira. Nesta ocasião, o aspirante do PDL disse que Veltroni tinha mentido e lembrou repetidamente o passado comunista do candidato do Partido Democrata (PD), chegando a dizer que esta legenda é o antigo Partido Comunista da Itália com outro nome. Hoje, Berlusconi acusou o anterior Governo italiano de centro-esquerda, chefiado por Romano Prodi, de ter permitido a entrada de imigrantes ilegais e de ter sujado a imagem da Itália. Desta maneira, o candidato do PDL fazia alusão à crise do lixo na cidade de Nápoles, que dura 14 anos - espaço de tempo que inclui o período no qual ele ocupou o cargo de primeiro-ministro da Itália...

EFE |

Entre os participantes do comício estavam políticos como Alessandra Mussolini, neta do ditador fascista italiano Benito Mussolini.

Antes de começar, uma orquestra animou os presentes, enquanto os eleitores de Berlusconi passeavam com cartazes, como um que dizia: "Um Governo de Veltroni? Sim, na África".

Ao mesmo tempo, um dos vídeos publicitários do partido direitista Forza Itália, aliado do PDL, intitulado "Menomale che Silvio c'e" ("Menos mal que existe Silvio", em tradução livre), se tornou um dos mais procurados pelas televisões.

O vídeo exibe uma série de personagens conhecidos dos italianos, como o padeiro, o operário e o taxista, que cantam uma música cujo refrão é "presidente, estamos contigo, menos mal que existe Silvio".

O encerramento de campanha de Veltroni está previsto para ocorrer nesta sexta-feira, na Piazza del Popolo, em Roma. EFE alg/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG