Berlusconi diz ser mais popular do que Lula e Obama

NÁPOLES - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que se comparou a Jesus Cristo e Napoleão Bonaparte, afirmou nesta sexta-feira que é o líder mais popular do mundo. O premiê conservador, em seu terceiro mandato, disse que uma pesquisa de opinião mostrou sua popularidade acima de 75%, colocando-o à frente do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama --ou qualquer outro líder de governo.

Reuters |

"As pesquisas de opinião dizem que ele (Obama) tem 59%. Somente o Lula alcança 60% -- ele está com 64%. Então a minha é um recorde de alta", disse ele a repórteres, em Nápoles, citando o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Berlusconi -- que se declarou o Jesus Cristo da política italiana e disse que ficava atrás somente de Napoleão -- foi criticado por manifestantes que gritaram "Vá embora!".

Analistas concordam que Berlusconi possui alto grau de aceitação apesar da crise econômica -- o Fundo Monetário Internacional prevê que a economia do país se contraia em 4,4% neste ano -- embora talvez não seja tão grande quanto ele alega.

O premiê italiano, que regularmente reclama de tratamento injusto pela mídia apesar de controlar diretamente ou indiretamente 90% das emissoras de TV da Itália, definiu sua popularidade em 75,1% .

"Essas são pesquisas independentes, mas não são prontamente divulgadas", afirmou ele.

(Reportagem de Laura Viggiano)

    Leia tudo sobre: berlusconi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG