inadequada a Lula - Mundo - iG" /

Berlusconi causa nova polêmica com recepção inadequada a Lula

O maior partido de oposição na Itália, o Partido Democrático (PD, de esquerda), criticou nesta segunda-feira a recepção inadequada reservada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por parte do governo conservador Silvio Berlusconi, que enviou apenas a ministra de Igualdade de Oportunidades para receber o chefe de Estado brasileiro no aeroporto.

AFP |

"O presidente Lula merece uma recepção adequada a seu nível e a seu carisma. Aumenta a longa lista de gafes internacionais de Silvio Berlusconi", criticou o deputado do PD Sandro Gozi.

O presidente brasileiro chegou, no domingo, a Roma, para uma visita de Estado de três dias. Amanhã, Lula se reunirá com Berlusconi e, na quinta-feira, com o Papa Bento XVI.

Acompanhado da primeira-dama, Marisa Leticia, e de vários ministros, Lula desembarcou domingo no aeroporto militar de Roma Ciampino, no início da tarde, e foi recebido pela ministra de Igualdade de Oportunidades, Mara Carfagna, ex-modelo e ex-apresentadora de TV, considerada pouco versada em assuntos internacionais.

"Não se justifica que o líder do maior país da América do Sul, em visita oficial à Itália, não seja recebido pelo ministro das Relações Exteriores, ou por um ministro do mesmo escalão", comentou o deputado.

Para o Itamaraty, contactado pela AFP, "não houve qualquer problema, (já que) segundo o protocolo não é necessário que um ministro vá, mas o chefe de protocolo da Chancelaria, como aconteceu".

"A presença da ministra no aeroporto foi um gesto de cortesia", ressaltou o encarregado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, Acir Pimenta Madeira Filho.

Na semana passada, Berlusconi já havia deflagrado outra polêmica, após cometer uma de suas célebres gafes, ao descrever o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, como "jovem, bonito e bronzeado".

Para muitos, Berlusconi foi racista ao usar uma maneira preconceituosa de descrever os negros na Itália - "bronzeado".

    Leia tudo sobre: berlusconi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG