Berlusconi anuncia plebiscito para mudar lei eleitoral na Itália

Roma, 16 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou hoje um plebiscito para a mudança da lei eleitoral, durante a inauguração de uma escola para as crianças vítimas do recente terremoto em Abruzzo.

EFE |

O líder italiano informou que a consulta acontecerá em 21 de junho e disse que descartou o dia 7 desse mês, coincidindo com as eleições européias, porque, caso contrário, seu parceiro no Executivo, a Liga Norte, teria feito "cair o Governo".

Berlusconi especificou, no entanto, que a confirmação de 21 de junho depende da direção de seu partido, o Povo da Liberdade.

O plebiscito consultará a população italiana se deseja uma modificação da lei eleitoral que beneficiaria a lista mais votada, o que reduziria a atomização tradicional nas câmaras italianas e facilitaria a transição a um bipartidarismo no país.

Berlusconi sugeriu que o plebiscito não coincidirá com as européias devido a pressões da Liga Norte, que seria prejudicada se a consulta fosse em 21 de junho, segundo os jornais "La Repubblica" e "Corriere della Sera".

No entanto, o jornal econômico "Il Sole 24 Ore" informou a possibilidade de que a consulta seja em 14 de junho. EFE fab/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG