Berlusconi abre 6,8 pontos de vantagem sobre Veltroni na Câmara Deputados

Roma, 14 abr (EFE) - A lista conservadora do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi abriu 6,8 pontos de vantagem sobre a coalizão progressista de Walter Veltroni na Câmara dos Deputados, segundo dados oficiais do Ministério do Interior da Itália com 50% dos votos apurados.

EFE |

A lista de Berlusconi, que reúne os partidos Povo da Liberdade, em coalizão com a Liga Norte, e Movimento para a Autonomia, recebeu 45,5% dos sufrágios com mais da metade dos colégios eleitorais apurados.

O Partido Democrata (PD), liderado por Walter Veltroni e que concorre em aliança com a Itália dos Valores, de Antonio Di Pietro, conquistou 38,7% de apoio.

A terceira legenda da Câmara Baixa (630 deputados, 12 deles eleitos pelos italianos no exterior) será a União dos Democratas-Cristãos (UDC) de Pier Ferdinando Casini, que obtém 5,3% dos votos, já que a Esquerda-Arco Iris recebeu até o momento 3,1%.

Considerando o que a lei eleitoral estabelece para a Câmara dos Deputados, a lista ou partido mais votado ganha a maioria absoluta e para ter acesso ao plenário as legendas que concorrem sozinhas -caso da UDC e da Esquerda Arco Iris - devem obter no mínimo 4% dos votos.

Desta forma, a esquerda ficaria de fora do Parlamento italiano pela primeira vez na história. EFE ddt/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG