Tamanho do texto

Berlim, 19 jul (EFE).- Berlim se prepara para instalar de novo uma fan zone na Avenida 17 de Junho - onde centenas de milhares de pessoas se reuniram durante a Copa do Mundo e a Eurocopa - para receber o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama.

Vários meios de comunicação alemães antecipam hoje os detalhes de um programa ainda cercado de mistério, pois nem os responsáveis pela campanha do candidato democrata nem a Prefeitura de Berlim confirmaram o trajeto que Obama fará em sua visita à Alemanha, na quinta-feira.

Embora Obama conte com o apoio do prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, assim como do ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, ambos social-democratas, ele optou por evitar polêmicas e afirmou através de assessores que o que importa é o conteúdo de discurso, não o lugar.

Segundo meios de comunicação como o "Berliner Zeitung" e a rede de televisão "ARD", Obama fará um discurso na Coluna da Vitória com o Portão de Brandemburgo como fundo, de modo que as câmeras possam jogar com o "zoom" e mostrar simultaneamente os dois monumentos.

Para que o discurso do candidato democrata chegue a um número máximo de pessoas, decidiu-se instalar ao longo da avenida os mesmos telões utilizados na Copa do Mundo de 2006 e na Eurocopa deste ano.

"Obama não quer dividir a Europa em 'velha' e 'nova'", diz sua assessora de política externa, Susan Rice, em entrevista que será publicada na revista "Der Spiegel" na edição de segunda-feira.

Em Berlim, também é esperado um grupo de democratas americanos residentes na Alemanha, que, segundo o presidente da associação Democrats Abroad Berlin, Michael Stelzer, deve receber Obama com um hino composto especialmente para a ocasião. EFE ih/wr/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.