Berlim não confirma detenção de alemães no Irã

Berlim, 22 jun (EFE).- O Governo da Alemanha não tem informações sobre a detenção de cidadãos alemães durante os protestos dos últimos dias no Irã, assegurou hoje à Agência Efe um porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores.

EFE |

"Não podemos confirmar que tenha acontecido a detenção de nenhum alemão", assinalou.

A agência semi-oficial de notícias iraniana "Fars" tinha informado sobre a detenção pelas autoridades do Irã de "cinco espiões europeus", - dois alemães, um britânico e dois franceses -, sob acusação de participarem de "distúrbios" em Teerã.

O porta-voz da Chancelaria do Irã, Hassan Qashqavi, criticou hoje alguns países europeus e anunciou que a Comissão de Segurança do Parlamento "está reconsiderando" as relações com França, Alemanha e Reino Unido.

A capital e outras grandes cidades iranianas foram cenário de protestos contra o resultado das eleições presidenciais de 12 de junho, em que o Ministério do Interior deu a vitória ao atual presidente conservador, Mahmoud Ahmadinejad, com maioria absoluta.

As autoridades iranianas acusaram nos últimos dias os países ocidentais, especialmente Reino Unido e EUA, de interferirem nos assuntos internos do Irã ao questionarem a transparência das eleições. EFE nvm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG