Berlim leva a sério novo vídeo contendo ameaças terroristas

O governo alemão afirmou nesta quarta-feira que está levando muito a sério as ameaças terroristas contra a Alemanha divulgadas em novo vídeo publicado por um grupo ligado à Al-Qaeda.

AFP |

Publicado na internet pela União da Jihad Islâmica, um grupo de origem uzbeque, o vídeo "constitui um novo grau de ameaça", declarou um porta-voz do ministério do Interior, baseando-se em avaliação dos serviços secretos.

A União da Jihad Islâmica surgiu pela primeira vez no noticiário na Alemanha em setembro de 2007, quando a polícia local desmantelou uma célula terrorista que preparava uma série de atentados com carros-bomba, principalmente contra interesses americanos.

O vídeo que, segundo a TV alemã ARD, foi gravado no mesmo período em que acontecia a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, tem duração de 26 minutos.

Ele mostra seis homens mascarados e armados falando em turco, russo, azeri, curdo e alemão.

Nos três últimos minutos, um dos homens diz em alemão: "Este ano, preparamos algumas surpresas para as forças de ocupação", e acrescenta: "O aliado das forças de ocupação sempre tem que contar com nossos ataques". A Alemanha mantém um contingente militar no Afeganistão.

"Há mais de dez dias que o mundo está assistindo ao massacre de muçulmanos na Faixa de Gaza. Onde estão os Estados Unidos? Onde estão (a chanceler alemã) Angela Merkel e seu governo?", acrescenta o mesmo homem, em alemão.

Este é o quarto vídeo com ameaças à Alemanha publicado em 2009.

fc/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG