Berlim leva a sério mensagem de Bin Laden

Berlim, 25 set (EFE).- O Ministério alemão do Interior afirmou hoje ter conhecimento da nova mensagem do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, e informou que está levando a sério as ameaças à Europa, que seguem aos vídeos divulgados nos últimos dias por outro suposto membro da rede terrorista contra Alemanha.

EFE |

Na mensagem, segundo a edição digital "Der Spiegel", com legendas em alemão e em inglês, Bin Laden exige a retirada das tropas europeias do Afeganistão.

As autoridades reforçaram as medidas de segurança em aeroportos, estações e locais públicos, após a divulgação de cinco vídeos no intervalo de 14 dias contendo ameaças à Alemanha, se o país não retirar as tropas do Afeganistão.

Em três dessas mensagens, divulgadas entre o dia 18 de setembro e esta sexta-feira, o interlocutor é um suposto membro da Al Qaeda, o germânico-marroquino Bekkay Harrach.

Nesta última gravação, Harrach conclama os muçulmanos germânicos a unirem-se à Jihad (Guerra Santa), enquanto que nas mensagens anteriores constavam ameaças com um amargo despertar para a Alemanha, se o novo Governo resultante das eleições gerais do próximo domingo não abordar a retirada do Afeganistão.

As mensagens de Harrach motivaram reações no Departamento de Estado americano e nas autoridades britânicas, que aconselharam os cidadãos que estão na Alemanha a redobrarem as precauções.

Além disso, Harrach sugere aos muçulmanos residentes na Alemanha a manterem-se afastados dos espaços públicos nas duas semanas posteriores as eleições. EFE gc/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG