Bento XVI viaja para a Terra Santa

O Papa Bento XVI partiu na manhã desta sexta-feira de Roma com destino a Jordânia, primeira etapa de uma viagem de uma semana na qual também visitará Israel e os territórios palestinos.

AFP |

O avião Airbus 320 da Alitalia que transporta o Sumo Pontífice decolou no início da manhã do aeroporto romano de Fiumicino e tem previsão de chegada a Amã às 11H30 GMT (8H30 de Brasília).

O Papa afirmou na quarta-feira que faria a viagem, a mais delicada de seu pontificado do ponto de vista político, como um "peregrino da paz".

Esta é a primeira vez que Bento XVI visita a Terra Santa desde que sucedeu João Paulo II em abril de 2005.

A tensão na região atualmente é maior que a registrada durante a histórica visita realizada por João Paulo II no ano 2000, em consequência da ofensiva militar realizada em dezembro e janeiro pelo Exército israelense na Faixa de Gaza, que matou 1.400 palestinos, segundo fontes palestinas.

Ao mesmo tempo, as relações entre Vaticano e Israel também ficaram tensas este ano pela decisão do Papa de suspender a excomunhão de um bispo que nega o Holocausto.

O Estado hebreu também é contrário à beatificação de Pio XII, estimulada por Bento XVI, por causa das atitudes controversas deste Papa ante o extermínio dos judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

cj/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG