Bento XVI: sofrimento faz parte do mistério do ser humano

O Papa Bento XVI declarou neste domingo que o sofrimento faz parte do mistério da pessoa humana, em São Giovanni Rotondo (sul da Itália), ao visitar um hospital fundado pelo padre Pio, um dos santos mais populares do país.

AFP |

O capuchinho Padre Pio (1887-1968), santificado em 2002, fundou em 1947 esta instituição, a "Casa Alívio do Sofrimento", que se tornou um hospital de renome com 1.200 leitos.

"Nos hospitais, tocamos o valioso caráter de nossa existência, mas também sua fragilidade", declarou o Papa aos diretores da instituição, funcionários e pacientes.

"A doença, que se manifesta de tantas formas e nos afeta de maneira tão diversa, suscita perguntas inquietas: por quê sofrimos? é possível reter como positiva a experiência da dor? quem pode nos livrar do sofrimento e da morte? Perguntas existenciais, que seguem humanamente na maioria do tempo sem respista, já que sofrer constitui uma inigma impenetrável para a razão. O sofrimento faz parte do próprio mistério da pessoa humana", declarou Bento XVI.

"Não há mais que Deus para eliminar o poder do mal. A fé nos ajuda a penetrar o sentido de tudo o que é humano e, portanto, igualmente do sofrimento", concluiu o Sumo Pontífice.

cj/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG