Bento XVI pede que se renove compromisso pelo respeito à mulher

Cidade do Vaticano, 8 mar (EFE).- O papa Bento XVI pediu hoje, durante a habitual reza do Ângelus dominical e por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se renove o compromisso pelo respeito à mulher.

EFE |

"O dia de hoje nos convida a refletir sobre a condição da mulher e a renovar o compromisso para que sempre e em qualquer lugar toda mulher possa viver e manifestar em plenitude suas próprias capacidades, obtendo pleno respeito por sua dignidade", disse o pontífice.

"Nesse sentido, expressaram-se o Concílio Vaticano II e o magistério pontifício, em particular a carta apostólica 'Mulieris Dignitatem' do servo de Deus (o papa) João Paulo II", acrescentou.

Bento XVI quis destacar, mais que os documentos, o trabalho de alguns santos pelo reconhecimento da mulher, entre eles o da madre Teresa de Calcutá, "exemplo para todo o mundo do exercício da caridade e do serviço à promoção humana".

"Quantas outras mulheres trabalham todos os dias, ocultas, pelo bem da humanidade e pelo reino de Deus", disse o pontífice diante das centenas de pessoas que se reuniram na praça de São Pedro do Vaticano para ouvi-lo.

"Dedico hoje minha reza a todas as mulheres, para que sejam cada vez mais respeitadas em sua dignidade e na valorização de suas potencialidades positivas", disse.

Bento XVI convidou também a encontrar neste tempo de Quaresma "momentos de silêncio, possivelmente de retiro, para analisar a própria vida à luz" de Deus. EFE mcs/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG