símbolos do inferno na Terra - Mundo - iG" /

Bento XVI: os campos nazistas são símbolos do inferno na Terra

O papa Bento XVI comparou neste domingo os campos de extermínio nazistas com símbolos do inferno na Terra durante a oração do Angelus em Castel Gandolfo, a residência de veraneio dos papas nos arredores de Roma.

AFP |

"Os campos de extermínio nazistas, como outros campos de extermónio, podem ser considerados como símbolos extremos do mal, do inferno que se abre na Terra quando o homem esquece de Deus e tenta substitui-lo, usuparndo-Lhe o direito de decidir sobre o bem e o mal, de decidir a vida e a morte", declarou o Papa.

Bento evocou, em funçaõ do ano sacerdotal, alguns santos celebrados nesses dias, incluindo dois 'mártires da fé' mortos em Auschwitz, Edith Stein e Massimiliano Kolbe.

"Infelizmente, este triste fenômeno não se limita aos campos de concentração nazistas. Estes representam o ápice culminante de uma realidade muito mais ampla e difusa", acrescentou.

Bento XVI causou polêmica ao atribuir a responsabilidade dos crimes nazistas a um "grupo de criminosos" que utilizou o povo alemão "como um instrumento de sua sede de destruição e de poder".

Em sua recente viagem à Terra Santa, em maio passado, o Vaticano desmentiu que o Papa tivesse tomado parte das juventudes hitlerianas.

Segundo uma investigação alemã, citada pela agência religiosa católica francesa i-media, o então futuro Papa entrou nas juventudes hitlerianas contra a vontade, no dia de seu 14º aniversário.

Foi catalogado como "membro obrigado" (Zwangs-Hitlerjunge) e não como voluntário (Stamm-Hitlerjunge).

ljm/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG