Bento XVI inicia sua primeira peregrinação ao santuário de Lourdes

LOURDES - Acompanhado por dezenas de milhares de fiéis, o Papa Bento XVI iniciou neste sábado sua primeira peregrinação ao santuário francês de Lourdes percorrendo o caminho do Jubileu, que traça a vida da pastora Bernadette Soubirous, que há 150 anos teve uma série de visões da Virgem Maria.

AFP |

O Sumo Pontífice permanecerá até segunda-feira em Lourdes, onde a Igreja Católica celebra este ano o 150º aniversário das aparições da Virgem.

Após aterrissar de helicóptero em Lourdes às 18H30 horário local (16h30 GMT) procedente do aeroporto de Tarbes, Bento XVI se dirigiu à Residência do Hermitage de São José, onde se hospedará durante toda a visita.

Pouco depois, escoltado por sua guarda pessoal a bordo do "Papamóvel", o Pontífice rumou para as ruelas estreitas do centro de Lourdes, onde foi aclamado por centenas de peregrinos que o esperavam.

AFP


Bento XVI iniciou então o caminho do Jubileu, parando na igreja do Sagrado Coração, onde fica a pia na qual Bernadette Soubirous foi batizada, e no chamado Calabouço, onde a humilde família da pastorinha morou por algum tempo na época das aparições.

Aproximadamente 40.000 pessoas, segundo a direção do santuário, circulavam pela Esplanada e arredores de Lourdes.

"É muito emocionante, é a primeira vez que vemos o Papa e que viajamos para Lourdes", disse à AFP Judith Cortés, uma mexicana que mora em Madri. Ela disse esperar que Bento XVI transmita em Lourdes uma mensagem "para a América Latina", pois até o momento "se concentrou demais na Europa".

Durante todo o tempo o Papa foi seguido pelos fiéis, que o acompanharam com cânticos a pé até a gruta de Massabielle, onde Bernadette presenciou as 18 aparições da Virgem em 1858, segundo a tradição católica. Lá, Bento XVI rezou de joelhos em companhia de alguns bispos e cardeais.

O Pontífice concluirá seu primeiro dia de visita a Lourdes com uma procissão mariana de tochas e um discurso para os peregrinos na basílica do Rosário.

Lourdes é a segunda etapa da primeira viagem do pontificado de Bento XVI à França, iniciada na sexta-feira em Paris.


Leia mais sobre: Papa Bento XVI

    Leia tudo sobre: papa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG