evolução positiva das relações entre China e Taiwan - Mundo - iG" /

Bento XVI elogia evolução positiva das relações entre China e Taiwan

O Papa Bento XVI elogiou neste sábado a recente evolução positiva das relações entre a China e Taiwan, que assinaram terça-feira uma série de acordos econômicos, e defendeu um diálogo sincero e construtivo, ao receber o novo embaixador de Taiwan no Vaticano.

AFP |

Taiwan e a China assinaram terça-feira acordos econômicos, em um ato que marcou uma melhoria das relações entre as duas nações após seis décadas de hostilidade, por ocasião da primeira visita à ilha de um dirigente chinês de alto nível desde o fim da guerra entre comunistas e nacionalistas chineses.

"Um diálogo sincero e construtivo é a chave para resolver os conflitos que ameaçam a estabilidade do nosso mundo. Neste sentido, a Santa Sé saúda a recente evolução positiva registrada nas relações entre Taiwan e a China", declarou o Papa ao receber o novo embaixador taiwanês no Vaticano, Wang Larry Yu-yuan.

Bento XVI também transmitiu ao embaixador suas "saudações" para o presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, que chegou ao poder em maio passado, lembrando que ele é "o primeiro presidente católico" eleito em Taiwan.

Pequim rompeu suas relações diplomáticas com o Vaticano em 1951, quando a Santa Sé reconheceu Taiwan. A ruptura se tornou definitiva em julho de 1957, com aa criação de uma Igreja controlada pelo regime comunista chinês.

O Vaticano afirmou diversas vezes sua disposição em sacrificar suas relações com Taiwan para se aproximar da China, desde que a liberdade religiosa seja garantida no país asiático.

kd/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG