Bento XVI destaca figura de São Paulo em última audiência antes de férias

Cidade do Vaticano, 2 jul (EFE).- O papa Bento XVI destacou hoje a figura de São Paulo e disse que, embora a visão universal do apóstolo dos gentios se deva à sua fé em Cristo, nele também influiu o contexto cultural de seu tempo.

EFE |

Bento XVI fez essas declarações perante 10 mil pessoas que assistiram, na Sala Paulo VI, à audiência pública das quartas-feiras, a última do papa antes de dar início hoje a suas férias de verão (hemisfério norte).

O pontífice dedicou a catequese à figura de São Paulo, por ocasião do Ano Paulino, aberto por Bento XVI no último sábado.

"Paulo foi uma figura excelsa, inimitável e estimulante. É para nós um exemplo de total dedicação ao Senhor e à sua Igreja, e esteve aberto à humanidade e a suas culturas", destacou o papa.

Bento XVI ressaltou que a mensagem de São Paulo continua sendo atual, "já que o ambiente sociocultural daquela época tem muitas semelhanças com o da nossa".

O papa acrescentou que a pregação paulina, "com toda a originalidade profunda da mensagem cristã, entra em sintonia com a sensibilidade religiosa e com o cenário cultural de seu tempo".

Hoje, às 18h no horário local (13h em Brasília), Bento XVI seguirá de helicóptero do Vaticano para o Palácio Pontifício de Castelgandolfo (30 quilômetros ao sul de Roma).

Segundo o Vaticano, todas as audiências privadas e especiais serão suspensas durante as férias de verão do papa.

As audiências públicas dos dias 9, 16, 23 e 30 de julho também foram suspensas. O tradicional encontro com os fiéis será retomado em 13 de agosto.

Os Ângelus dos dias 6 e 27 de julho serão rezados em Castelgandolfo.

De 12 a 21 de julho, Bento XVI viajará a Sydney (Austrália) para presidir a 23ª Jornada Mundial da Juventude.

Em 28 de julho, o pontífice seguirá para Bressanone, nos Alpes italianos, onde aproveitará um período de descanso até 11 de agosto.

Nesse dia, voltará para Castelgandolfo, onde permanecerá até o final do verão. EFE JL/wr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG