Bento XVI abrirá os ritos natalinos com a Missa do Galo

Cidade do Vaticano, 24 dez (EFE).- O papa Bento XVI celebra hoje à meia-noite na Basílica de São Pedro do Vaticano a tradicional Missa do Galo, na qual se lembra o nascimento de Jesus em Belém, cidade palestina que o pontífice visitará em maio de 2009, durante sua anunciado viagem à Terra Santa.

EFE |

Milhares de fiéis assistirão à Missa do Galo. O Vaticano informou que há dias não há mais nenhuma entrada - que são gratuitas - para a cerimônia, da qual participarão vários cardeais, bispos e outros membros da Cúria Romana.

A cerimônia religiosa durará várias horas, por isso, para não cansar o papa e como já é habitual, a missa do Natal será realizada amanhã na Basílica de São Pedro pelo secretário de Estado vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone.

Bento XVI voltará ao recinto vaticano amanhã ao meio-dia, para ler a tradicional mensagem de Natal e dar a bênção "Urbi et Orbi" (à cidade de Roma e a todo o mundo), que será transmitida por televisões de mais de 50 países.

Antes da Missa do Galo, o papa acenderá na tarde de hoje o Círio da Paz na janela de seu apartamento, que fica virado para a Praça de São Pedro.

Normalmente, o papa não pronuncia nenhuma frase e se limita a rezar alguns segundos pela paz no mundo.

O acendimento da vela será presenciado por centenas de fiéis, que a essa hora assistirão na Praça de São Pedro à inauguração do tradicional presépio que todos os anos é colocado diante do obelisco que fica no centro do recinto vaticano.

Ao lado do presépio, foi colocada a tradicional árvore de Natal, que este ano foi presenteada ao papa pela região da Baixa Áustria e já foi acesa oficialmente em 13 de dezembro.

Trata-se de um abeto vermelho de 120 anos e 33 metros de altura, o que a transforma na árvore mais alta até agora colocada na Praça de São Pedro junto ao presépio. Após o fim das festas, o abeto será usado para fabricar com sua madeira brinquedos para crianças, assim como bancos de parques e de escolas. EFE JL/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG