Bento 16 oficia Missa da Ressurreição perante 100 mil pessoas

Após a missa, o Papa vai dar a benção à todo o mundo

EFE |

EFE
Papa conduz missa no Vaticano para milhares de pessoas
Dezenas de milhares de fiéis, cerca de cem mil segundo fontes vaticanas, participam na praça de São Pedro do Vaticano da missa solene do Domingo da Ressurreição, oficiada pelo papa Bento 16.

Depois da missa, o Pontífice lerá a Mensagem Pascoal e dará a bênção "Urbi et Orbi", à cidade de Roma e a todo o mundo.

Bento 16, de 84 anos, concelebra a missa com os cardeais Jean Lous Tauran e Raffaele Farina. Participam do rito dezenas de cardeais, bispos e sacerdotes.

Como ocorre desde o ano 2000, quando se recuperou uma tradição perdida há 800 anos, no altar está colocado o ícone do Santíssimo Salvador conhecido como "Acheropita" (que significa não pintado por mãos humanas).

Trata-se de uma das imagens mais veneradas da cristandade e que se conserva na capela do "Sancta Santorum" existente no prédio anexo à Basílica de São João de Latrão, onde está a Escada Santa que segundo a tradição Jesus subiu durante sua paixão.

Antes de começar a missa, o papa orou alguns minutos frente ao ícone do Santíssimo Salvador.

A praça vaticana está adornada com 42.000 flores, entre elas rosas, cravos, lírios, flor de macieira e tulipas, assim como rododendros, azaleias, magnólias, narcisos, jacintos, todas elas procedentes, como já é de tradição, da Holanda.

A Mensagem Pascual porá fim aos ritos da Semana Santa. No meio da tarde, Bento 16 partirá para a residência de Castelgandolfo, situada há 33 quilômetros ao sul de Roma, para passar alguns dias de descanso.

Voltará na quarta-feira ao Vaticano para a audiência pública e voltará a Castelgandolfo, para retornar definitivamente em 30 de abril e acompanhar do Vaticano a Vigília no Circo Massimo de Roma por ocasião da beatificação no dia seguinte, 1º de maio, do papa João Paulo II.

    Leia tudo sobre: papamissavaticanoressurreição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG