Tamanho do texto

O Papa Bento 16 dirigiu um apelo neste domingo aos católicos dos Estados Unidos, pedindo que olhem unidos para o futuro e superem os egoísmos e diferenças que separam a sociedade americana em comunidades. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/20/papa_reza_no_marco_zero_em_ny_para_que_a_paz_chegue_a_um_mundo_violento_1279781.html target=_topPapa reza no Marco Zero de Nova York

"O rosto da comunidade católica em vosso país mudou consideravelmente", disse na homilia de uma missa realizada no estádio de beisebol dos Yankees, em Nova York, à qual assistem cerca de 60.000 fiéis.

Em sua missa de despedida antes de voltar a Roma, o pontífice fez uma análise da evolução da Igreja Católica nos Estados Unidos, elogiando a variedade étnica da sociedade americana e suas aspirações de liberdade.

"Pensemos nas contínuas ondas de imigrantes, cujas tradições tanto enriqueceram a Igreja na América", apontou.

No entanto, Bento 16 insistiu que os Estados Unidos deveriam superar as diferenças comunitárias que com freqüência dividem o país, canalizando essa aspiração de liberdade individual de maneira adequada aos valores cristãos.

"Todos os sinais externos de identidade, todas as estruturas, associações e programas, por válidos ou mesmo essenciais que sejam, existem em última análise unicamente para sustentar e defender uma unidade mais profunda que, em Cristo, é um dom indefectível de Deus à sua Igreja", afirmou.

ltl/ap

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.